6 formas de aumentar o ticket médio do seu restaurante

Confira as dicas

Qualquer dono de restaurante de sucesso sabe que, para prosperar, precisa ficar de olho nos resultados financeiros. 

E, uma das técnicas mais importantes para isso é aumentar o valor do ticket médio do seu restaurante por pedido. 

Cada item adicional que eles marcam para o pedido – seja um aperitivo a uma cara garrafa de vinho – é capaz de expandir suas margens de lucro. 

A seguir, confira mais algumas dicas práticas e assertivas para impulsionar o ticket médio do seu restaurante!

Como aumentar o ticket médio do seu restaurante

Já no início demos uma dica preciosa para aumentar o ticket médio do seu restaurante. Mas ela não é a única!

Descubra a seguir o que mais você pode fazer para aumentar o lucro do seu restaurante:

Analise cada detalhe do seu restaurante

O primeiro passo para aumentar o ticket médio do seu restaurante é analisar os números. Você pode começar calculando sua venda média. 

Digamos que em um dia normal você ganhe R$ 1.000,00 de 40 clientes. Isso significa que sua venda média é de R$ 25,00. 

A partir daqui, você pode determinar uma meta realista – talvez uma média de R$ 30,00 por cliente no próximo trimestre – e traçar uma estratégia concreta para alcançá-la.

Além disso, observe os padrões em seu restaurante. 

Por exemplo, se você observar uma queda nas vendas no meio da semana, experimente uma promoção nesses dias para ver se isso aumenta as vendas. 

Se seus clientes gastam menos por pedido na hora do almoço, tente aumentar o preço dos pratos neste período em seu restaurante, oferecendo cardápios especiais para cada dia da semana, pratos especiais para grupos, almoços prontos para viagem ou crie parcerias com empresas locais fornecendo descontos para seus colaboradores.

Você também deve saber exatamente quando seu restaurante tem o melhor desempenho. 

Aproveite as tendências sazonais e outros momentos em que as vendas estão em alta. 

Uma estratégia é criar uma campanha de marketing direcionado para aproveitar ao máximo esses tempos de “oceano azul”.

Além disso, planeje com antecedência, faça promoção cruzada com outros comerciantes.

Outra alternativa é firmar parcerias com microinfluenciadores, para que divulguem seu estabelecimento.

Você também pode recompensar seus clientes mais leais. Pode ser um cartão fidelidade, onde – por exemplo – a cada 20 refeições, eles ganhem uma de graça. 

Amplie seu cardápio

Uma das melhores formas de aumentar o ticket médio do seu restaurante é ampliar suas opções de petiscos, entradas e sobremesas.

Isso aumenta o leque de possibilidades dos clientes, além de dar espaço para complementar os pratos – como veremos mais para a frente.

Olhe para seus pratos principais e analise quais alternativas combinariam bem para acompanhá-los ou compô-los.

Se estão faltando ideias, nosso site está cheio de receitas incríveis e criativas que você pode usar. Dê uma olhada e inspire-se!

Projete seu espaço para aprimorar a experiência do cliente

Uma das coisas que você precisa considerar se quiser aumentar o ticket médio do seu restaurante é: clientes satisfeitos tendem a gastar mais.

Além disso, clientes satisfeitos recomendam seu restaurante a outros clientes, o que é ainda melhor!

Portanto, fique atento ao que os satisfaz. 

Além disso, observe o comportamento dos seus clientes:  se a maioria vêm ao seu restaurante para encontros em casal, você pode organizar a maioria das mesas para pares, em vez de lugares comuns. 

Ou, se as pessoas costumam vir em grupos, seja em família ou com os colegas de trabalho, você deve manter mesas maiores, com mais cadeiras.

Você também pode obter uma compreensão do ambiente que seus clientes preferem. 

Quer se trate de um espaço tranquilo com mesas ao ar livre ou um ambiente festivo, com música ao vivo, ter o ambiente perfeito pode ajudar muito a colocar seus clientes no clima para um banquete.

Desenvolva seu menu para vender mais

Você deve conhecer seus pratos mais vendidos e identificar quais itens do menu vale a pena cortar. 

Para ter essas informações a partir de uma fonte segura, use a ficha técnica do seu restaurante.

Analise quais itens foram comprados juntos com mais frequência, como hambúrgueres e batatas fritas ou saladas e massas, e a partir daí você pode criar ofertas estratégicas de cardápio. 

Lembre-se: os pacotes de pratos incentivam os clientes a comprar mais a cada refeição. 

Ao projetar estrategicamente seu menu, você pode levar os clientes a adicionar itens aos seus pedidos e aumentar o ticket médio do seu restaurante.

Oriente sua equipe a sugerir complementos

Neste ponto é importante destacar que você precisa treinar muito bem sua equipe para sugerir casualmente aos clientes ofertas de adicionais ou complementos para suas refeições. 

É fundamental que eles saibam como aumentar as vendas sem importunar. Portanto, oriente-os a ler dicas não-verbais e não pressionar. 

Algumas frases como: “Nossos clientes costumam gostar de X com Y” ou “Nosso chef recomenda combinar A com B” podem ser úteis.

Sugestões simples, como apontar as vantagens dos pratos mais caros, mencionar opções adicionais ou descrever os especiais em detalhes vívidos, também podem aumentar as vendas.

Além disso, sua equipe deve saber o menu e os melhores acompanhamentos de cor, para conseguir fazer sugestões acertadas e convencer os clientes a complementar seus pedidos com petiscos, encerrar suas refeições com aquele vinho especial ou uma sobremesa deliciosa.

Motive sua equipe

Cada interação com sua equipe pode influenciar o padrão de compra de um cliente. 

Um garçom , por exemplo, pode orientar os pedidos dos clientes, persuadindo-os a tomar aquela bebida adicional ou pedir aquele item de valor mais alto. 

Portanto, você precisa dela como aliada – se quiser aumentar o ticket médio do seu restaurante.

Para isso, informe sua meta de aumentar o ticket dos pedidos e analise o tamanho médio do pedido por cada atendente.

Assim, você consegue saber quem está fazendo as sugestões com sucesso e quem pode precisar de um empurrãozinho na direção certa. 

Conclusão

Todo restaurante já passou por momentos de aperto, mas a atenção aos detalhes, um espaço adequado à clientela, um cardápio estrategicamente elaborado e uma equipe bem treinada são a chave para aumentar o ticket médio do seu restaurante, podendo contribuir muito para aumentar seus lucros.

E aí, por qual das dicas de hoje você vai começar para bombar seu restaurante?

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